Universidade Federal do Pará

Livro

Relatórios

Artigos

Sales, FMAM; Silva, LMC; Oliveira, ANP; Reis, RC; Guerreiro, JF. Risco de excesso de peso/gordura corporal e dislipidemias, associadas aos níveis de hemoglobina A2. Revista Paraense de Medicina V.28 (4) outubro-dezembro, 2014.

Moura EC, Dias RM, Reis RC. Determinantes do consumo de frutas, legumes e verduras na população adulta de Belém, Pará, 2005. Nutrire (SBAN), v. 32, p. 29-40, 2007.

Reis RC, Guerreiro JF, Batista E, Cunha L. Aspectos sociais, de saúde e nutricionais dos indígenas Kyikatêjê da Amazônia brasileira. Nutrição Brasil, v. 11, p. 221-230, 2012.

Trabalho de Conclusão de Curso

ANÁLISE DOS PONTOS DE CORTES PARA O DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL DA POPULAÇÃO ADULTA QUILOMBOLA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

Discente: Laíza de Kássia Mendes da Conceição.

Ano: 2013.

FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES NA POPULAÇÃO QUILOMBOLA DE TROMBETAS NO PARÁ.

Discente: Emanuely Magno da Silva.

Ano: 2013.

ESTUDO DOS ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS DE PESO, ESTATURA, IMC PARA IDADE DE CRIANÇAS AFRODESCENDENTES MENORES DE CINCO ANOS A PARTIR DAS REFERENCIAS DO NCHS, CDC E PADRÃO DA OMS.

Discente: Lorenny Santos da Costa.

Ano: 2012.

ESTADO NUTRICIONAL E RISCO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SEGUNDO NÍVEIS DE HEMOGLOBINA A2 (HBA2) EM AFRODESCENDENTES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

Discente: Patrícia Cristina Moura Vieira.

Ano: 2013

CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO E DA ÁREA QUILOMBOLA ÀS MARGENS DO RIO EREPECURU NA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

Discente: Camila Maísa Santos Monteiro.

Ano: 2013.

ESTADO NUTRICIONAL E DE SAÚDE DE INDÍGENAS DA ETNIA ASURINÍ DO TROCARÁ E KWATINEMU

Discente: Larissa da Silva Santos

Dissertações de mestrado

CURVAS DE TENDÊNCIAS DE CONSUMO DE NUTRIENTES DE ADULTOS QUILOMBOLAS DE ÁREAS RIBEIRINHAS DO BAIXO AMAZONAS/PARÁ.

Discente: Luiza Margareth Carneiro da Silva.

Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia.

Ano: 2013

ESTIMATIVA DO RISCO DE EXCESSO DE PESO/GORDURA CORPORAL E DISLIPIDEMIAS, ASSOCIANDO COM OS NÍVEIS DE HEMOGLOBINA A2 (HBA2) EM POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

Discente: Fátima Maria Angelim Mendes Sales.

Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia.

Ano: 2013

Resumos apresentados em eventos científicos

2015

2014

Souza ALG, Santos, SRO, Reis RC. Baixa estatura de crianças indígenas das etnias Waiwai, Xerew, Tunayana, Katuena, Kaxiuana e Tiriyó da Amazônia brasileira. Prêmio: 2º lugar, categoria 1, Nutrição em Saúde Pública. Disponível em <www.nestle.com.br/phn>. Acesso em 28/04/2015.

Períodos anteriores

Sousa MRS, WanzelerS, Reis RC. Analysis of energy and cost of menu prepared to attend the national school food program indigenous In: World Nutrition, 2012, Rio de Janeiro.

Costa LS, Pereira AP, Reis RC. Referenciais internacionais: estado nutricional de crianças quilombolas menores de um ano de idade. In: 11 Congresso Nacional da SBAN, 2011, Fortaleza.

Santos LS, Pereira PCM, Pereira AP, Santos  SRO, Reis RC. Estado nutricional de crianças acompanhadas pelo sisvan indígena na região da amazônia. In: 11 Congresso Nacional da SBAN, 2011, Fortaleza. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.= J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 36, Supl., p. 224, junho 2011, 2011.

Reis RC, Guerreiro JF. Food habit of indigenous of ethinicity Arara Brazilian Amazon. In: II World Congress of Public Health Nutrition, 2010, Porto. Public Health Nutrition (Wallingford). London: NS, 2010. v. 13. p. 71-71.

Costa LS, Reis RC,Conceição LKM, Pereira AP, Silva VS, Pantoja G. Tendência de crescimento de crianças quilombolas paraenses. In: I Simpósio de Terapia-Médico Nutricional da Amazônia, 2010, Belém.

Costa LS, Reis RC. Ganho ponderal no primeiro ano de vida em terras quilombolas. In: I Mostra Científica Interinstitucional de Nutrição, 2010, Belém.

Reis RC, Guerreiro JF. Poster Presentations Part II (pp. 627–727). In: 19th International Congress of Nutrition, 2009, Bangkok. Ann NutrMetab. Bangkok: Karger. v. 55. p. 668-668.

Reis RC, Guerreiro JF. Crescimento de crianças negras utilizando o padrão da OMS/2006 e a referência do NCHS/1977 In: IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI, 2009, Belém.

Livro

OS TRADICIONAIS – SAÚDE E NUTRIÇÃO DOS INDÍGENAS ASURINI, PARAKANÃ, ARARA, KARARAÔ E ARAWETÉ DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

Autores: Rosilene Costa Reis e João Farias Guerreiro.

Ano: 2015

Disponível: http://www.editorabarauna.com.br/rosilene-costa-reis-e-joao-farias-guerreiro/

Relatórios

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional do estado do Pará, 2015. Belém, PA: Centro Especializado em Segurança Alimentar e Nutricional – CESAN, 2015. 75 p.

FUNDAÇÃO ABRINQ.Oficina de capacitação para agentes comunitários de saúde do Pará: etapa 1, 2015. Belém, PA: Centro Especializado em Segurança Alimentar e Nutricional: Projeto hábitos alimentares saudáveis no Norte e Nordeste, 2015. 32 p.

FUNDAÇÃO ABRINQ.Oficina de capacitação para agentes comunitários de saúde do Pará: etapa 2, 2015. Belém, PA: Centro Especializado em Segurança Alimentar e Nutricional: Projeto hábitos alimentares saudáveis no Norte e Nordeste, 2015. 24 p.